Imagens alta-costura: Divulgação
O segundo dia da Semana de Alta-Costura de Paris contou com tradicionais grifes no calendário do evento. Hoje (26), as marcas postam em conceitos e formas diferentes para 2021. Mas, possuem um formato de divulgação em comum, os vídeos publicados nas plataformas digitais com livre acesso para o público. Confira os destaques de hoje:
CHANEL
Chanel decide por focar em um estilo mais boêmio nesta temporada, se afastando da sofisticação da alta-costura.
Portanto, a diretora criativa Virginie Viard opta por um mix entre vestidos e roupas com pegada masculina, como calças e coletes de tweed combinados com sapato oxford.
Entretanto, a combinação entre o masculino e feminino é uma referência direta à fundadora da grife, Coco Chanel, que foi pioneira na apropriação de modelagens inicialmente direcionadas para homens.
Por isso, a dualidade dos gêneros fica evidente na coleção, que mostra um contraste entre peças românticas, cheias de babados e volumes em tule, e camisas brancas e terninhos.
O conceito da grife baseia-se nos casamentos no campo, realizados no sul da França. Então, o Grand Palais foi transformado em um cenário charmoso que dá espaço para silhuetas simples e bordadas.
Inclusive, alguns detalhes nos vestidos de chiffon lembram as padronagens florais bordadas pela marca entre as décadas de 1920 e 1930.
VALENTINO
Alfaiataria e vestidos sofisticados entram em cena na coleção da Valentino. Saltos muito altos, em plataforma, contrastam com sapatos mais masculinos, variando em cada visual.
Enquanto Pierpaolo Piccioli, diretor criativo, traz toda a magia da alta-costura para as plataformas digitais, as peças refletem o momento atual da moda. Ou seja, a mistura entre conceito, glamour e peças usáveis em texturas e formas diversas.
Tons coloridos, como o rosa, verde e laranja neon, assim como amarelo e dourado, aparecem em grande quantidade nos looks da grife.
Além disso, o vídeo postado nas redes sociais da marca exalta as mãos por trás das peças. Por isso, em cada entrada, as modelos são acompanhadas pelos nomes das costureiras, modelistas e bordadeiras.
GIORGIO ARMANI
Por fim, uma homenagem a Milão. Após anos exibindo suas criações em Paris, o estilista decide valorizar o Made in Italy para que a cidade valorize e pense no seu papel de prestígio internacional.
Aliás, a coleção também tem o objetivo de contar a história do fundador da grife homônima, Giorgio Armani, como explica no site oficial:
“Couture está enraizada na história da moda. Representa o auge da criatividade e habilidade de indumentária, mas é um mundo disponível apenas para poucos. Hoje, por meio da democracia da Internet, podemos oferecer um assento na primeira fila para todos.”
– Giorgio Armani
Brilhos, bordados delicados e uma silhueta moderna compõem os looks, fazendo um mix entre peças mais dia a dia e vestidos elegantes de gala.
Nesta temporada, o enfoque está na geração mais jovem. Através de micro cristais e lantejoulas, a marca mostra o artesanato especializado e uma estética jovial elegante.