Crédito das fotos: Getty Images/AP/Shutterstock
Naomi Campbell é uma das modelos de fama internacional mais festejadas da moda, ou seja, um sucesso absoluto nas passarelas e com presença nas capas das mais renomadas revistas.
A britânica, nascida em Londres, filha de uma dançarina jamaicana que a ensinou a andar na passarela, foi descoberta aos 14 anos de idade, quando voltava da escola para casa.
Então, a partir daí, com inúmeros trabalhos para grifes famosas, marcou seu nome na história e se transformou em um verdadeiro ícone.
Hoje, com 50 anos, ela tem um canal próprio no YouTube, ainda assim fotografa e não parou de desfilar. Recentemente, por conta da pandemia, ela mesma produziu, posou e fotografou sozinha para a publicação americana Essence.
Quer saber mais? Listamos a seguir algumas curiosidades sobre a super top model:
1. DESFILES MEMORÁVEIS PARA GRIFES FAMOSAS
Primeiramente, o estrelato de Naomi veio com a sua ascensão nas passarelas, ao desfilar para várias grifes de expressão, como por exemplo, Versace, Ralph Lauren, Yves Saint Laurent, Guess, Chanel e Dior. Esses e outros trabalhos renderam a ela o título de “supermodelo” nos anos 1990.
Além disso, outra curiosidade: ao lado de Claudia Schiffer, Cindy Crawford, Kate Moss, Linda Evangelista e Christy Turlington, Naomi Campell formava o “Big Six”, como o sexteto era chamado. Algo como o dream team das passarelas.
2. FOTOGRAFOU PARA CAPAS DE REVISTA HISTÓRICAS
Naomi deixou sua marca pessoal nas passarelas internacionais, também é verdade que protagonizou capas históricas de renomadas revistas. Sob a lente dos fotógrafos, foi a primeira modelo negra a aparecer na capa da Vogue Francesa e na Vogue Russa, além de ser a primeira modelo britânica negra a fazer a capa da Vogue britânica. Assim, abriu espaço para novas gerações.
Por outro lado, o ensaio para a Vogue França ocorreu após seu amigo e mentor, o estilista Yves Saint Laurent, ameaçar retirar a propaganda de sua grife famosa caso a publicação se recusasse a abrir espaço para modelos negras na capa. Portanto, o resultado foi uma edição histórica que marcou o mundo da moda.
3. RAINHA DO CATWALK
Não é à toa que Naomi Campbell é muitas vezes reverenciada como a rainha da passarela. O pisar seguro e confiante, o balanço suave e a postura perfeita. Assim, tudo isso transformou a modelo em uma lenda dos desfiles, com uma passarela quase, senão perfeita.
4. ESTILO DENTRO E FORA DAS PASSARELAS
Mas, se nas passarelas ela é vista como ícone, fora delas Naomi mostra que entende, de moda como nunca. Em conclusão, eleita ícone fashion por diversas vezes no Reino Unido e nos Estados Unidos, a modelo sabe muito bem usar informação de moda a seu favor para empoderar o visual.
Por fim, seja no clássico P&B, na alfaiataria elegante ou no mix de estampas, ela tem o dom de se vestir bem.