Fotos O Gambito da Rainha: Divulgação/Netflix
O Gambito da Rainha, a nova série da Netflix, retrata com genialidade a história de Beth Harmon (interpretada pela atriz Anya Taylor-Joy), uma menina órfã que, aos poucos, se revela um verdadeiro prodígio no jogo de xadrez.
Em primeiro lugar, a obsessão pela vitória e seu comportamento por vezes autodestrutivo são o pano fundo que move a trama, que está em sua primeira temporada, com um total de 7 episódios.
Portanto, confira, a seguir, 5 motivos para você começar a maratonar O Gambito da Rainha hoje mesmo:
1) A série é baseada em livro homônimo
O Gambito da Rainha é baseado em livro de mesmo nome, publicado por Walter Trevis, em 1983. Ainda assim, muitos se perguntam se a história da protagonista é verdadeira. Apesar de se passar em um contexto histórico real, tendo como pano de fundo a Guerra Fria e as tensões envolvendo as duas potências mundiais da época, Estados Unidos e União Soviética, a personagem Elizabeth Harmon é fictícia, ou seja, nunca existiu.
2) A adrenalina dos campeonatos de xadrez é um dos pontos altos da série
Xeque-mate! Ao retratar o mundo competitivo das partidas de xadrez, a série consegue envolver e divertir o espectador. Dessa forma, jogadas de mestre e os movimentos previamente calculados dos enxadristas, em especial da protagonista, geram um misto de tensão e adrenalina.
O campeão mundial de xadrez Garry Kasparov serviu de consultor para a série. “É o mais próximo possível da atmosfera autêntica de torneios de xadrez”, afirmou Kasparov em entrevista ao The New York Times.
3) Jogada do próprio xadrez dá nome à série
Além disso, antes mesmo de ouvir falar sobre a série, você já deve ter se perguntado qual o real significado de Gambito da Rainha. O termo gambito refere-se a uma jogada de xadrez. Trata-se de um lance do enxadrista que sacrifica uma peça para obter vantagem de posição logo no início do jogo.
4) Estrela em ascensão
Inclusive, a atuação da atriz Anya Taylor-Joy na trama é memorável. Aos 24 anos, a protagonista da série é um dos grandes destaques da produção. A crítica tem destacado o talento e a segurança da atriz no papel de uma personagem complexa, envolta em sua genialidade, mas também em sua instabilidade emocional, característica que a leva ao vício em calmantes e álcool.
5) Um show de figurino
Por ser uma série temporal, o figurino da série, assinado por Gabriele Binder, é ambientado conforme as particularidades de cada década, dos anos 1950 aos anos 1970. Assim, qunado deixa o orfanato, a protagonista muda o seu estilo, e belos looks começam a aparecer. Peças elegantíssimas entram em cena, como vestidos e casacões bem cortados e glamourosos, além de uma cartela de cores suave e delicada. Enfim, você vai se apaixonar! .
Então, assista ao trailer na íntegra: