Imagens: Divulgação/NYFW e Tom Ford
E Nova York dá adeus a mais uma semana de moda. Nesta edição, a organização do evento trouxe desfiles virtuais e presenciais, além de vídeos, levando em consideração o momento que o mundo está passando em virtude da pandemia do coronavírus, que afetou significativamente a indústria fashion e as propostas para as coleções. No entanto, após cerca de 60 shows, a New York Fashion Week (NYFW) encerrou, ontem à noite (16), a temporada de apresentações com a coleção Primavera/Verão 2021 do Ready-to-Wear de Tom Ford .
TENDÊNCIAS
Algumas das grifes mais conhecidas, como Jason Wu, Anna Sui e Tom Ford, trouxeram as tendências mais vistas da temporada: estampas florais, tie-dye e comfy. Nas marcas citadas, os pontos altos foram as três, que parecem definir as próximas estações mais quentes através da feminilidade, alegria, delicadeza e, principalmente, do conforto. Tudo isso sem perder o estilo.
TOM FORD
“Sinceramente, não tinha certeza se poderia fazer uma coleção, mesmo que me sentisse inspirado para fazê-lo… Achei que a moda deveria simplesmente hibernar por um ano.” Afirmou o estilista Tom Ford em vídeo divulgado no Instagram e nos sites filiados a NYFW.
Mas, parece que o designer resolveu voltar com tudo para esta edição, focando em uma coleção otimista e colorida. De acordo com ele, “a última coisa que quero ver são roupas sérias”, diz. Por quê? Ford consegue prever (ou ditar) trends antes mesmo que elas entrem na mira dos fashionistas. O foco é em criar roupas alegres e extrovertidas com toque despretensioso.
“Acho que precisamos de uma fuga. Acho que queremos sorrir. Eu sei que o que está acontecendo em nosso mundo agora não nos faz querer sorrir. Então foi isso que eu fiz: roupas promissoras que fazem você sorrir.”
– Tom Ford em vídeo para a New York Fashion Week
Inspirações para o conceito da temporada foi um documentário sobre o ilustrador de moda Antonio Lopez e as modelos dos anos 70, Pat Cleveland e Donna Jordan, que o referido profissional esboçou. Além disso, é possível dizer que Ford usou como referência seu tempo na Gucci e na própria grife durante os anos 90.
Para a marca, a próxima Primavera/Verão será de camisas desabotoadas, blazers, vestidos e calças. No quesito estampas, o enfoque fica com o tie-dye em roupas de praia, florais em tons vibrantes, animal print e um mix dos dois últimos em combinações mais ousadas e inusitadas.