Imagens: Divulgação Dolce & Gabbana e Reprodução Pinterest/Harper’s Bazaar UK
O Renascimento é Florença, a cidade em constante evolução, onde tudo se transforma. E, por isso, é inspiração para a nova coleção de Dolce & Gabbana apresentada no desfile de Alta Moda desta temporada, ocorrido ontem à noite, na Villa Badirni. O floral e alusões à cidade de maior patrimônio cultural do mundo tomam conta do olhar dos espectadores atentos à coleção dedicada aos artesões italianos e a história do local.
“A magnífica Villa Bardini recebeu o desfile da Alta Moda esta noite. O cenário perfeito para um evento que celebra os valores do Made in Italy e do Fatto a Mano, na cidade do artesanato e do Renascimento.”
– Dolce & Gabbana via Instagram
Simbolismos estão presentes em todo o conceito da marca. Desde a flor, que pode representar a fragilidade e a beleza, até a comparação do período histórico, artístico e cultural do Renascimento cujo berço é Florença: uma oportunidade de luz. A grife é otimista e foca na ideia de renascer nos tempos difíceis.
“Descubra um novo renascimento na cidade encantadora, banhada por maravilhas arquitetônicas, onde as raízes dos artesãos locais permeiam e inspiram cada peça de roupa.”
– Dolce & Gabbana via Instagram
A coleção é um hino à primavera, também. Em vez de focar em peças tipicamente de Outono/Inverno, a Dolce & Gabbana trouxe o desabrochar da estação mais florida do ano e com o mambo di Cabira, trilha sonora que embalou Giulietta Masina no filme de Fellini, alegra ainda mais a abertura do show.
Nas escadarias antigas do edifício, em meio aos jardins, as modelos descem carregando vestidos com inspirações vintage e cores que anunciam as próximas apostas para tendências. A paleta é floral, tons de rosa, pêssego, cereja e girassol. Que variam na intensidade e transparência das peças, mas sempre lembrando uma das principais personificações da temporada.
TENDÊNCIAS
Mas, não se engane: apesar da referência ao renascimento da moda contemporânea, as silhuetas da marca são uma clara alusão aos anos 1930. Recortes suaves, saias midi volumosas e cintura marcada lembram pétalas. Os corsets são rígidos e em formato de coração. Tecidos como tule, organza, lã e chiffon foram as escolhas para a Alta Moda da Dolce & Gabbana. Bordados e detalhes metalizados são percebidos de forma discreta, o poder da coleção está na modelagem.
Outra trend continuada nesta temporada é as mangas bufantes, que dão um toque de romantismo italiano para as peças. Enquanto os sapatos são de bico fino, longos e sem salto, inspirados nos típicos chinelos florentinos. Ainda assim, a composição de acessórios é extremamente feminina: bolsas com florais incrustados e chapéus de abas largas.
Em apoio à cidade italiana, que aparece em algumas das estampas da coleção, a missão da grife é transformar o período de dor em algo belo. Por fim, Domenico Dolce e Steffano Gabbana querem que a esperança prevaleça no renascer nas flores.
“Florença é a cidade onde toma forma. Os materiais se transformam em peças preciosas, as ideias se tornam criações únicas.”
– Dolce & Gabbana via Instagram