Imagens: Reprodução/Pinterest
O Dia dos Pais foi comemorado no Brasil apenas em 16 de agosto de 1953. A ideia foi planejada pelo publicitário Sylvio Bhering, diretor da rádio e do jornal O Globo. Com objetivo social e comercial, associaram à data ao dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e, portanto, avô de Jesus Cristo. Seguindo o calendário da Igreja Católica, assim como a maioria da população era predominantemente dessa religião. Entretanto, em anos seguintes, a comemoração foi transferida para o segundo domingo do mês.
MAIS ANTIGA DO QUE PARECE
A origem da celebração pode ser mais antiga do que parece. De acordo com historiadores, algo similar pode ter acontecido na Babilônia, há quatro mil anos. Elmesu teria moldado o primeiro cartão do gênero, onde desejava sorte, saúde e vida longa ao seu pai, o rei Nabucodonosor. Mas, oficialmente, o início das celebrações do Dia dos Pais é considerado nos Estados Unidos, ainda no século XX.
Surgindo a partir da sugestão de Sonora Louis Dodd, moça que queria homenagear o pai William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil Americana, que criou os filhos sozinho após a morte da esposa. O Dia dos Pais começou em 19 de junho de 1910, aniversário de Smart e o gesto de amor que teria ficado apenas na cidade de Spokane se espalhou aos poucos por todo o país. Por fim, em 1966, a data foi modificada para o terceiro domingo de junho. A princípio, o presidente Richard Nixon oficializou a comemoração em 1972.
PAIS FAMOSOS
Para celebrar a data, selecionamos alguns pais famosos que contaram detalhes inspiradores sobre o que sentem com a paternidade para você conferir:
WILL SMITH
O ator, famoso por diversos papéis icônicos em filmes, inclusive um pai comovente em A Procura da Felicidade (2006), onde atuou com um dos próprios filhos, criticou a indústria cinematográfica através da frase: “O desejo de ser um bom pai é realmente inato. Não há muitos filmes que descrevam esse relacionamento por causa dos homens, nós temos que fingir que não somos tão emotivos com isso”.
BRUNO GAGLIASSO
Recentemente pai do terceiro filho, o ator brasileiro usou o Twitter para falar sobre a paternidade: “quanto mais o tempo passa mais certeza eu tenho de que nasci pra ser pai. É a minha maior felicidade na vida”, escreveu Bruno que tem três filhos com Giovana Ewbank: Titi, 7 anos, Bless, 5, e Zyan, que nasceu em julho deste ano.
BRADLEY COOPER
O ator de A Star is Born até mesmo se fantasiou para participar das celebrações de Halloween com a filha Lea, de 3 anos, em 2019. No talk show Ellen, ele afirmou que ser pai o mudou de todas as formas. Ainda, no programa de Oprah, em 2018, ele confirmou a paternidade era incrível e disse que sua filha era incrível.
JOHN LEGEND
Quando sua esposa estava perto de dar à luz, em 2016, o cantor contou ao portal de notícias do E! que queria desacelerar e tirar uma licença paternidade para estar presente e se dedicar à filha Luna. John Legend também é pai de Miles.
BARACK OBAMA
O ex-presidente dos Estados Unidos declarou ao público em mensagem de Dia dos Pais, no ano de 2008: “qualquer tolo pode ter um filho. Isso não faz de você um pai. É a coragem de criar um filho que faz de você um pai”. O progenitor de Obama o abandonou aos 2 anos. Mas, hoje o político é pai de Natasha e Malia.
TOM BRADY
Jogador de futebol americano premiado, o marido da modelo Gisele Bündchen é pai de três filhos. Jack, de um relacionamento anterior com Bridget Moynahan, Benjamin e Vivian Lake, com a top gaúcha. Todos protagonizam posts carinhosos no Instagram. Além disso, ele afirmou emocionado que o pai é seu herói, em entrevista para um garoto de 7 anos, vencedor de um concurso de repórteres mirins.
RYAN REYNOLDS
Ator casado com a também atriz Blake Lively, Ryan Reynolds é conhecido pelo bom humor. Ele afirma que não cresceu em uma casa fácil. Seu relacionamento com o progenitor, James, melhorou apenas antes da morte do último, em 2015. Entretanto, suas dúvidas sobre criar a própria família foram sendo esclarecidas pela esposa. Em entrevista ao site Fatherly, ele contou que: “ser pai é um processo de cura”. Atualmente, ele é pai de três meninas. Por fim, para o artista, ser pai o tornou “super presente” e que ele tenta “segurar cada momento” com suas filhas.