Não é novidade que o cinema e a moda sempre andaram de mãos dadas. O figurino na história do cinema já nos disse muito e deixou marcas que permanecem no nosso imaginário até hoje. Ele indica uma época, acentua uma personalidade, nos conta histórias. Com o figurino se cria uma identidade, e é por esse motivo que os filmes a seguir são indispensáveis para amantes de moda e de um bom storytelling.
Gucci Eyewear Spring/Summer 2017 POR PETRA COLLINS
Com o avanços das mídias sociais, a popularização dos “Fashion Films” – aqui sendo conhecidos como “Filmes de Moda” – como forma de atingir um novo público é inegável. Sendo essa forma alternativa – com uma veia mais artística – de se fazer publicidade, essa ferramenta audiovisual ganha grande responsabilidade ao expor a identidade de uma marca e já possui vários adeptos. Roupas foram feitas para serem vistas em movimento e é aqui que essa arte se sobressai.
Em 2015, quando Alessandro Michele assumiu a direção criativa da Gucci era visível que ele tinha um olho para o negócio. Michele transformou a marca, trazendo para ela um público mais jovem. Desde a escolha de quem sentava na primeira fileira dos desfiles, até quem fotografava suas campanhas, era claro que o diretor sabia o que estava fazendo. O investimento em Fashion Films foi só uma consequência natural dessa evolução. Como sua última dobradinha, a marca convidou a fotógrafa Petra Collins para dirigir um filme de moda. Apresentando a coleção Primavera/Verão 2017 da linha de óculos da Gucci, Collins se saiu muito bem criando um mundo fantasioso, repleto de brilho e glamour: a cara da marca.
Frame do videoclipe “I Dare You” da banda The XX por Alasdair McLellan
Não menos esperto, no começo do ano Raf Simons – agora no comando da Calvin Klein – fez uma jogada interessantíssima: o diretor criativo apostou em uma parceria com a banda The XX para expor sua nova coleção. Com a presença de Millie Bobby Brown – atriz da série febre do momento “Stranger Things” – o videoclipe da música I Dare You, com quase sete minutos, acerta em cheio ao misturar elementos de curta-metragem e moda em um videoclipe.
Frame do fashion film “The Purgatory of Monotony” por Ace Norton
Na internet o reino é das produções independentes. Lá o crescimento dessas obras fica por conta de plataformas de vídeo como Vimeo e Youtube. Menos popular que os exemplos anteriores, mas não menos importante, em 2014 a marca Rhié chamou Ace Norton – conhecido por já ter trabalhado com bandas como Death Cab for Cutie – para dirigir o fashion film “The Purgatory of Monotony” da sua coleção Outono/Inverno. O resultado foi um curta-metragem surrealista e muitos prêmios em festivais do gênero na Austrália, Milão e Berlin, além de destaques nas redes sociais.