Imagem Meghan Markle: Reprodução/Pinterest
“Errado é não dizer nada”, essa foi uma das frases de Meghan Markle, a Duquesa de Sussex, sobre a morte de George Floyd e os protestos em prol do Black Lives Matter. Ela disse que o acontecimento foi “absolutamente devastador”, em vídeo gravado para a formatura dos alunos da Immaculate Heart, escola católica em que estudou, divulgado nesta quinta-feira (4). Após reclamações nas redes sociais pelo casal não ter se manifestado. Em discurso emocionante, afirmou:
“Vamos reconstruir e reconstruir e reconstruir até que seja reconstruído. Porque quando o fundamento está quebrado, nós também.”
— Meghan Markle
A Duquesa de Sussex se define como bi racial, sendo filha de mãe negra e pai branco. Ressaltando que a vida de Floyd e as de outros afro-americanos mortos pela polícia importavam, Meghan admitiu que estava nervosa, com medo de falar algo errado ou não saber se posicionar, mas decidiu que o silêncio era pior. Ela se desculpou com os jovens “por não trazido o mundo para o lugar em que vocês merecem estar”.
Markle, de 38 anos, ressaltou que o racismo deveria ser uma “lição histórica” do passado e não a realidade para 2020. Ela ainda pediu que os estudantes se juntassem à causa e que votem nas próximas eleições. Além disso, contou que viveu em Los Angeles durante protestos semelhantes, na pré-adolescência:
“Eu tinha 11 ou 12 anos e foram os motins de Los Angeles, que também foram desencadeados por um ato de racismo sem sentido. Lembro-me do toque de recolher e lembro-me de voltar para casa, vendo cinzas caírem do céu e cheirando a fumaça e vendo a fumaça saindo dos edifícios (…) E essas lembranças não desaparecem.”
— Meghan Markle
Por fim, confira o vídeo completo: