Imagens: NowFashion
Semanas de moda previstas para a metade do ano no calendário fashion foram canceladas em virtude da epidemia do novo coronavírus, que se alastra pelo mundo de forma preocupante. Confira a seguir as últimas notícias relacionadas ao assunto:
SEMANA DE ALTA-COSTURA DE PARIS
A Federação Francesa de Alta-Costura e da Moda anunciou o cancelamento da Semana de Alta-Costura de Paris. O evento aconteceria entre os dias 5 e 9 de julho. Leia a seguir o comunicado oficial:
Em meio ao alastramento da epidemia do Covid-19 no mundo inteiro, decisões sérias são necessárias para garantir a segurança e saúde das Maisons, seus funcionários e todos que trabalham na nossa indústria.”
JEAN PAUL GAULTIER: COLLAB ADIADA
Jean Paul Gaultier anunciou nesta semana que seu novo projeto de coleções para a label na haute couture com a estilista Chitose Abe, da marca japonesa Sacai, foi adiado para 2021. A notícia vem após o cancelamento da Semana de Alta-Costura, que ocorreria em Paris no mês de julho.
A ideia do estilista e diretor criativo é firmar collabs em cada temporada de moda para revelar talentos promissores. Ele realizou o último desfile da carreira em janeiro, na última temporada de alta-costura. Mas pelos últimos acontecimentos, o início das parcerias terá que esperar um ano. Veja o pronunciamento da grife homônima de Gaultier:
Mesmo com nosso novo conceito para alta-costura só acontecendo em 2021, Chitose Abe e Jean Paul Gaultier estão mais comprometidos do que nunca… A pandemia afetou a nós assim como todas as outras grifes de alta-costura, mas estamos confiantes que o sucesso da última coleção de alta-costura de Jean Paul Gaultier, desfilada no último mês de janeiro, vai nos ajudar a transitar por este ano tão difícil.”
Estilista Jean Paul Gaultier na Semana de Alta-Costura de Paris, em janeiro deste ano.
VOLTA DA BALENCIAGA À HAUTE COUTURE
A grife com raízes espanholas de seu criador, Cristóbal Balenciaga, anunciou em janeiro uma volta à alta-costura prevista para julho. Porém, com os impactos da COVID-19, o retorno também ficará para o próximo ano, de acordo com anúncio da marca.
Apresentação da grife Balenciaga no último desfile Ready-to-Wear, em Paris
SEMANAS DE MODA MASCULINAS
Também há baixas nos eventos masculinos. As semanas de moda masculinas, marcadas para junho e julho deste ano, foram canceladas e adiadas. Dois exemplos são as fashion weeks de Paris e Milão, respectivamente. Mas a Camera Nazionale della Moda Italiana afirma que o calendário fará parte, em conjunto, dos próximos eventos femininos da cidade, em setembro de 2020. Outra opção considerada pode ser a utilização de ferramentas digitais para transmitir os desfiles.
GRIFES ADIAM DESFILES INDEPENDENTES
O surto pela COVID-19 também afetou os cruises e desfiles independentes das grandes marcas. Giorgio Armani cancelou o cruise que seria realizado em Dubai, entre os dias 19 e 20 de abril, por medida de precaução. A apresentação ficará para novembro deste ano. Versace também optou por não fazer o show programado para maio. Dior e Hèrmes desistiram de apresentar os resorts previstos para a temporada.
Último desfile da grife Giorgio Armani, feito a portas fechadas
Além disso, a Prada cancelou evento em Tóquio, seguida pela Gucci que fechou as fábricas em São Francisco. Enquanto a Ralph Lauren decidiu não mostrar a coleção para o inverno 2020 em Nova York, epicentro do coronavírus nos Estados Unidos. Por fim, a Max Mara não fará apresentação na Rússia, em São Petersburgo, no dia 25 de maio.
Como se pode ver, o coronavírus tem um efeito devastador em todas as áreas, inclusive na da moda.