A leitura é sempre um ótimo caminho para exercitar a mente, a capacidade de reflexão e o senso crítico. Mas para quem tem dúvidas sobre o que ler, e em homenagem ao mês da mulher, a Redação VLK selecionou cinco obras elaboradas por autoras femininas para março. Confere os livros a seguir:
TUDO QUE DEIXAMOS PARA TRÁS, DE MAJA LUNDE
Mais do que uma utopia, a obra aborda as relações familiares entre pais e filhos. Passado, presente e futuro se interligam para passar a principal mensagem: e o que amor e o sacrifício podem fazer. História que acontece em diferentes períodos do tempo, mas pequenos seres ligam todas as épocas em uma escala de consequências: as abelhas. Em 1852, o biólogo inglês William deseja criar um tipo de colmeia novo que melhore a vida da família. Enquanto em 2007, George é um apicultor que luta para salvar seu negócio após um período ruim, acreditando que o filho pode ser a chave para isso. Por fim, em uma China futurista onde as abelhas já desapareceram, Tao é uma das selecionadas para trabalhar na polinização manual, mas quer uma vida diferente para o seu filho através de uma educação melhor que possibilitaria uma vida com mais opções.
O AMOR QUE SINTO AGORA, DE LEILA FERREIRA
Escrito pela jornalista Leila Ferrão, o livro trata das confidências de uma filha para a mãe após a morte da segunda. Leila decide abrir a carta que a progenitora deixou antes de falecer e a resposta foi a obra. Nela, a realidade e a ficção se misturam, gerando Ana. A protagonista passa por diferentes situações difíceis ao longo da vida, como por exemplo um casamento fracassado, porém desenvolve resiliência. O amor que constitui a história mostra a reconstrução da vida de forma bela e dolorosa.
SOBRE OS OSSOS DOS MORTOS, DE OLGA TOKARCZUK
Os judeus sefarditas guardam as chaves das casas que precisaram abandonar, essa tradição é o move a obra. Na história, a protagonista Tatiana ganha a uma chave da casa que seu avô abandonou em Esmirra, Turquia, ao se mudar para o Brasil. Assim, a jovem deve encontrar a residência e os parentes perdidos. O livro é autobiográfico e demonstra a procura do exterior e do interior da personagem.
FIM, DE FERNANDA TORRES
Com o bom humor carioca, a atriz Fernanda Gomes narra a história do fim da vida de cinco amigos que moram em Copacabana, zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Eles se reúnem para lembrar dos momentos que passaram, entre eles aventuras da juventude, amores e traições. A obra é dividida em cinco capítulos, onde constam as datas de nascimento e morte, correspondentes a cada personagem: Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro.
A CHAVE DE CASA, DE TATIANA SALEM LEVY
Livro da vencedora do prêmio Nobel de literatura em 2018 que conta a história da personagem Janina Duszejko, 60 anos, apaixonada por animais. Ela mora em um vilarejo muito afastado com apenas a companhia dos seus dois cães. O enredo se inicia quando os cachorros somem misteriosamente e, na região, duas pessoas são encontradas mortas sem motivo. A obra reflete sobre questões filosóficas da vida, ao mesmo tempo em que mantém o leitor preso à incógnita apresentada.