Imagem: Getty Images, Reuters e AFP
Em noite surpreendente e cheia de piadas críticas, a premiação mais aguardada da temporada, o Oscar 2020, aconteceu ontem (9) no Teatro Dolby, em Los Angeles. Grandes nomes da indústria cinematográfica estavam reunidos para descobrir quem ganharia as disputadas estatuetas douradas.
Os vencedores surpreenderam o público e as apostas da crítica quando Parasita, filme sul-coreano, venceu quatro das seis indicações que recebeu e desbancou o favorito 1917: Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção e Melhor Filme Estrangeiro. O diretor Bong Joon-ho subiu emocionado ao palco e exaltou seus concorrentes, como Martin Scorsese, uma de suas inspirações, e Quentin Tarantino, que já falava sobre o talento do cineasta asiático antes do reconhecimento por parte do público americano. Ainda, ele afirmou que nunca esperava vencer as lendas de Hollywood.
MELHOR ATRIZ
Como esperado, Renee Zellweger venceu o Oscar de Melhor Atriz por sua interpretação no longa-metragem Judy: Muito Além do Arco-Íris. Ela é a única mulher a conseguir fazer a dobradinha de ganhar todas as grandes premiações em sequência. Na última vez, em 2004, foi pelo papel de atriz coadjuvante em Cold Mountain.
Renee Zellweger
MELHOR ATOR
Além dela, Joaquin Phoenix ganhou pela primeira vez o Oscar de Melhor Ator pelo icônico papel de Coringa no filme homônimo. Em discurso emocionante, o artista falou sobre diversos temas, como direitos dos animais e egoísmo.
Joaquin Phoenix
MELHORES COADJUVANTES OSCAR 2020
Falando na premiação, não poderia passar em branco a estatueta recebida por Brad Pitt na categoria Melhor Ator Coadjuvante, pelo papel em Era Uma Vez… Em Hollywood. Pitt dedicou a vitória no Oscar 2020 para os filhos que teve com a ex-esposa, Angelina Jolie. Já Laura Dern, que roubou a cena como advogada de divórcio no filme História de um Casamento, foi escolhida como Melhor Atriz Coadjuvante da vez.
Brad Pitt
Laura Dern