Imagens: Redação VLK e divulgação Fenin Fashion 2020
Encerra hoje (31) às 17h a 24ª edição da Fenin Fashion, uma das mais antigas feiras de confecção da América Latina. O evento, realizado no Serra Park, em Gramado reúne parte da indústria têxtil do Rio Grande do Sul desde o dia 28 de janeiro. Com aproximadamente 800 marcas e mais de 300 bancas expositoras, o grande destaque da feira foi a palestra ministrada pelo melhor formador de opinião sobre Mercado e Gestão do Luxo da América Latina, Carlos Ferrerinha, ex-CEO da Louis Vuitton.
COLETIVA DE IMPRENSA
Considerado pela Fenin como o principal destaque da feira, o consultor do mercado de luxo Carlos Ferreirinha recebeu jornalistas para uma coletiva de imprensa para responder perguntas sobre novas possibilidades do luxo no mercado do Rio Grande do Sul.
NOVOS TEMPOS, NOVAS COMPETÊNCIAS
Carlos Ferreirinha também ministrou a palestra “Novos tempos, novas competências”, que definiu como um bate-papo com público presente, especialmente os empresários/expositores. Na ocasião o consultor afirmou que no mundo atual, diverso e em constantes transformações, “Atitude é tudo!”.
O tema central da conversa foi a dinâmica do mercado e a adequação das marcas a esse novo tempo. Aliás, ele ressalta que a a inteligência da gestão de luxo gestão do luxo como um diferencial competitivo é inspiração. Principalmente pela produção de conteúdo autêntico e a forma como se conecta com seu público. Além disso, para Ferreirinha, “Inovar é dar o passo da diferenciação, com coragem”. Tendo em vista que “não existe inovação sem risco. Inovar é arriscar”, afirma. De acordo com ele, estar aberto para o digital e, especialmente para a diversidade, pois são pontos obrigatórios para as marcas que querem prosperar: “São mudanças significativas, até mesmo dolorosas de serem assimiladas por marcas e empresas, mas… bem-vindo aos novos tempos!”, explica o consultor.
Julio Viana, Carlos Ferreirinha e Denis Viana
DESFILE NA RUA COBERTA
O tradicional desfile da feira, aconteceu na noite do dia 29 de janeiro e apresentou o street style de sete das principais marcas, segundo a Fenin. Na passarela, os pontos altos da Coleção Outono/Inverno 2020 foram as cores e a diversidade. Sob a coordenação da professora de Design de Moda da ESPM e stylist Madeleine Muller e do jornalista de moda e stylist Éden José, contou com mais de 30 modelos gaúchos que trabalham no Brasil e no Exterior. O clima foi de Color Street, apresentando um inverno mais ousado, com mais alegria e muitas estampas em tecidos fluídos combinados com coturnos.
Madeleine Muller, Valkiria Shotkis e Éden José
APOSTAS DAS MARCAS PARA O OUTONO/INVERNO 2020
Para saber mais sobre as tendências para as temporadas mais frias no estado, a Redação VLK conversou com algumas marcas expositoras na Fenin. A Tonâge se inspirou na realeza inglesa para a coleção, com mangas bufantes e tule delicado. Já a Lu Moccellin apostou nas sobreposições e estampas florais, tons quentes como o vermelho e no contraste dos clássicos P&B. Enquanto isso, a paulista Carlos Miele entra no ramo da fast fashion baseada no brilho, nas transparências, no tweed inspirado na Chanel e no estilo utilitário esportivo. Por fim, a Max Maria, segunda linha da Maria Pavan, entra com força no Outono/Inverno 2020. Com apostas de tricos em tecidos leves, brilhos em lurex e transparências. Além disso, as cores vibrantes, como o pink em tom blush e o amarelo chamam a atenção na marca.
Letícia Pavan