O mundo da leitura é muito amplo. Só não gosta de ler quem nunca teve acesso a um bom livro. Claro que para ler também é preciso tempo e dedicação, mas ler é um hábito, portanto, precisa ser treinado e aprimorado. Há pessoas que detestam a leitura. E não é para menos. Quem não se lembra dos livros da escola? Como eram chatos, rebuscados, de difícil compreensão. Que maturidade tínhamos para ler aqueles livros, quando o que mais queríamos era chegar em casa, fazer o tema e ir brincar ou ver tv? Por isso, quando escuto alguém falando que não gosta de ler, vou logo indicando um livro, daqueles que a pessoa não tem vontade de parar de ler. Ah! Antes, eu explico que tem o desafio das primeiras páginas do livro, que sempre são mais chatas para quem não tem o hábito da leitura. É preciso ultrapassá-las e… voilà… a viagem começa. Sim, ler é viajar, conhecer novos lugares, viver em outras épocas, conhecer novas pessoas, vivenciar sentimentos, dividir pensamentos… ler é uma viagem mágica!
Vamos compartilhar com você alguns livros que temos certeza de que você vai adorar.
TRAVESSURAS DA MENINA MÁ
de MÁRIO VARGAS LLOSA
Esse livro conta a história de um homem apaixonado e sonhador, e de uma mulher cheia de ambição e mistério. Os dois personagens vão se encontrando, no decorrer do livro, e vivendo diversos momentos mar-cantes da política mundial, dos anos 60 a 90. Cheio de cenas picantes, sem ser vulgar, o livro cativa e nos faz querer conhecer mais obras do autor.
A SOMBRA DO VENTO
de CARLOS RUIZ ZAFÓN
O livro é todo ambientado em Barcelona, no século XX, onde o menino Daniel Sempre, órfão de mãe, vivia com seu pai, um livreiro, que em meio à tristeza do filho, resolve levá-lo para conhecer o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, o menino encontra o livro “A Sombra do Vento” e, a partir daí, a história eletrizante e fascinante começa.
ALUZ ATRAVÉS DA JANELA
de LUCINDA RILEY
Aqui, a autora traça paralelos entre o presente e os anos 1940, quando houve a ocupação na França. Histórias lindas de amor, traições e intrigas vão se desenrolando. Não dá vontade de parar de ler!
CRIANÇA 44
de TOM ROB SMITH
A trama se passa na Rússia Stalinista, em 1953, e é baseada na história real do assassino em série russo que foi o responsável por 52 assassinatos na União Soviética. Para quem gosta de romance policial, esse é daqueles que nos instiga a devorar o livro até que se descubra quem cometeu os assassinatos. O livro faz parte de uma trilogia e deu origem ao filme, lançado em 2015, chamado “Crimes Ocultos”.