Imagens: Divulgação
A premiação do Oscar 2020 acontece no próximo domingo (9), mas as apostas para ver quem será o vencedor já estão em alta. Em um ano repleto de grandes produções, a concorrência fica cada vez mais acirrada, e é difícil de saber quem vai levar a famosa estatueta de ouro para casa. Na categoria Melhor Maquiagem e Penteado estão, entre os indicados, os filmes Judy, Coringa, Malévola: Dona do Mal, 1917, e o favorito do público O Escândalo. Com produções e estilos únicos, cada um tem seus próprios méritos para vitória. Confira, abaixo, um pouco sobre cada um deles e depois conte para nós qual é o seu favorito para levar o prêmio.
JUDY- MUITO ALÉM DO ARCO-IRIS
JUDY- MUITO ALÉM DO ARCO-IRIS
O filme autobiográfico traz um lado mais sombrio da história da atriz e cantora Judy Garland (Renée Zellweger), 30 anos após o sucesso de O Mágico de Oz, que a levou ao estrelato. Em luta para manter a carreira, enquanto tenta conciliá-la com o papel de mãe, Judy enfrenta a solidão e os problemas com álcool e remédios, compensando o que deu errado em sua vida pessoal com a dedicação ao palco.
Aclamado pelas críticas, o filme recebeu 83% aprovação no Rotten Tomatoes, rendendo inúmeras indicações e um total de 20 vitórias na temporada de premiações. Destaca-se a atuação de Renée, que já levou para casa um Globo de Ouro (Melhor Atriz – Drama), um Critics Choice Awards (Melhor Atriz) e uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz. Além disso, foi eleita como uma das 10 melhores atuações de 2019 pela revista Times.
O designer de maquiagem Jeremy Woodhead, que recentemente recebeu o prêmio de Melhor Design de Cabelo e Maquiagem pelo British Independent Film Award, representa a produção na categoria Maquiagem e Penteado da prestigiada premiação de cinema. Em uma entrevista, ele revela que optou por não saturar a face da protagonista com muitos prostéticos ou maquiagem.
“É uma perfeita combinação de performance e design de maquiagem” diz o maquiador. Posteriormente revelando também o desafio de encontrar um meio termo onde a atriz e a personagem pudessem se encontrar visualmente sem tirar a audiência da historia.
CORINGA:
Um dos filmes mais aclamados pela crítica em 2019, Coringa atingiu altos índices de aprovação tanto no público geral quanto na academia e foi vencedor de dois Critics Choice Awards e dois Globos de Ouro, além de outras indicações. No Oscar, o diretor de design e maquiagem, Nicki Ledermann, vencedor do Emmy por Broodwalk Empire (2011), e o colega Kay Georgiou, diretor de design de penteados, concorrem representando o filme na categoria Melhor Maquiagem e Penteado. A caracterização facial colorida e desconstruída do protagonista é por si só marcante, contudo é quase impossível não colocar em questão a comparação com outros filmes do personagem. É difícil, também, dizer se foi criativa e inovadora o suficiente para superar os antecessores e levar a estatueta para casa.
MALÉVOLA: DONA DO MAL
Sequência do live-action da Disney, Malévola: Dona do Mal traz opiniões conturbadas junto a sua indicação, com baixos números de bilheteria e uma margem de aprovação entre os críticos de apenas 40%. Entretanto, o filme ainda é altamente considerado pela sua direção artística e visual, especialmente pela construção dos cenários fantásticos e pela perspectiva de filmagem, que brinda a quem assiste com imagens etéreas e surreais de tirar o fôlego, seja nas cores, iluminação ou movimentos leves e fluidos das criaturas mágicas.
Já tendo conquistado o prêmio de Melhor Design de Produção em um Filme de Fantasia pelo British Film Designers Guild, no Oscar 2020, o designer de cabelo e maquiagem Paul Gooch e os maquiadores de efeitos especiais Arjen Tuiten e David White representam o filme na categoria Melhor Maquiagem e Penteado. Inegavelmente a indicação vem pelo trabalho feito principalmente pela protagonista, Malévola (Angelina Jolie), em sua caracterização, que ressalta os afiados ossos da mandíbula que formam o rosto, e a palidez prateada da pele, que dá destaque ainda maior aos olhos verdes brilhantes e aos lábios vermelho-sangue.
O ESCÂNDALO
O filme nos leva aos bastidores de um dos maiores escândalos envolvendo o abuso e discriminação de gênero na indústria jornalística-televisiva. Na produção, os maquiadores Kazu Hiro, Anne Morgan e Vivian Baker impressionam com maquiagens naturais e bem detalhadas. Estas acabam por transformar radicalmente a aparência dos atores nas figuras conhecidas que interpretam.
No filme o destaque dessa transformação é Charlize Theron, que desde o primeiro teaser já causou confusão pela aparência tão diferente do seu usual. A atriz foi acusada inclusive de cirurgia plástica e impressionou muitos quando souberam que era apenas o extenso processo de caracterização de sua personagem. Essa tendência de transformações nas feições e rosto tem sido um acerto em cheio na categoria Melhor Maquiagem e Penteado. Inúmeros vencedores neste estilo natural e humano. Mas será que a Academia vai seguir a tendência mais ano?
1917:
Já vencedor de dois Globos do Ouro por melhor Filme Dramático e Melhor Diretor, 1917 retrata a história da Primeira Guerra Mundial, pelos olhos dos soldados aliados Blake (Dean-Charles Chapman) e Schofield (George MacKay), obrigados a entregar em mãos uma mensagem ao 2º Batalhão do Regimento de Devonshire, a fim de cancelar um ataque planejado que pode custar a vida de 1.600 combatentes, incluindo o irmão de Blake, Joseph. Para isso, os dois precisam atravessar terras desoladas, trincheiras abandonadas e incontáveis perigos. A produção está concorrendo na categoria de Melhor Cabelo e Maquiagem com o trabalho dos maquiadores Naomi Donne, Tristan Versluis e Rebecca Cole, e certamente tem como ponto forte a caracterização física e realista dos ferimentos, além dos efeitos do ambiente caótico sobre as feições e sobre a fisiologia dos personagens, desde a poeira até a fuligem das explosões e químicos, assim dando o máximo possível de destaque às impressões da guerra sobre eles.