Fotos: Pinterest/nowfashion e reprodução internet
Com uma história que começou lá em 1792, quando o tecido foi fabricado pela primeira vez, na cidade francesa de Nimes, o jeans inicialmente era conhecido por “tecido de Nimes”, sendo abreviado com o tempo para “Denim”. Num primeiro momento seu uso estava associado a trabalhadores do campo e marinheiros que atuavam no porto de Génova, na Itália, por ser um tecido que não necessitava de grandes cuidados para seu uso e conservação. Um tempo depois, chegou aos Estados Unidos, onde passou por diferentes etapas, ganhando cada vez mais qualidade e detalhes na fabricação das calças. Sua popularidade mundial foi realmente vista da década de 1930, por conta dos filmes que retratavam cawboys norte-americanos e que eram grandes sucessos. A partir daí, a peça não saiu mais de cena, estando cada vez mais inserida no mundo da moda.
Porém, você deve estar se perguntando por que chamar de jeans se era conhecido por “tecido de Nemis”, abreviado depois para “Denim”. A explicação é simples, mas curiosa ao mesmo tempo: como a peça era usada pelos marinheiros, no Porto italiano de Génova, esses trabalhadores genoveses tinham o hábito de chamar suas calças de trabalho de “genes”, e em razão do sotaque carregado do idioma, a expressão foi se transformando com o passar do tempo e sendo chamada de “jeans” tornando o nome conhecido mundialmente.
Agora, depois de saber um pouco da história desta peça universal e que está sempre nas trends, trazemos para você alguns dos modelos mais queridinhos do momento. E o melhor é que o jeans pode ser usado de forma mais básica e despojada ou compondo um look mais estiloso e festa. Ou seja, atende a diferentes gostos e situações.
PANTALONA
Sucesso total nos anos 1970, a pantalona está de volta com força total. Acinturada e solta no restante do corpo, transita sem problemas no inverno e no verão. Pode ser combinada com diferentes tipos de blusas, camisetas básicas, blazers, body e o que mais vier à cabeça na hora. E o melhor: deixa o tronco mais alongado, dando a impressão de um corpo longilíneo.
BOYFRIEND
Com o objetivo de ficar mais solta no corpo, a calça boyfriend tem uma modelagem mais larguinha e um corte reto. É como se você estivesse vestindo uma calça com numeração acima do seu tamanho normal. Caracterizada por uma peça confortável e estilosa, compõe um visual mais despojado se usada com tênis, rasteira ou sapato de salto baixinho, ou mais chique quando a proposta é abusar do salto.
CARGO
Vem ganhando versões esportivas e glamourosas. De modelagem comfy, mais larguinha no corpo tipo pijama, e uma pedida utilitária, a peça tradicional tem bolsos e cós alto, mas ganhou opções reinventadas em comprimento, textura e cores. Algumas marcas inclusive deixaram o exagero de bolsos de lado. Compõe looks clássicos e elegantes, mas também pode ter uma pegada totalmente despojada e casual.
RETA
Considerada um clássico atempoaral, a modelagem valoriza o corpo. De cintura média ou alta é cortada reta da cintura até a base, não ficando justa nem larga no corpo. Já foi muito usada nos anos 1990. Hoje, volta à cena fashion mais moderna, podendo agregar pedrarias, elementos metalizados e rasgões.