Fernanda Lima na Parada do Orgulho Gay de São Paulo
Fotos: Reprodução internet
A atriz e apresentadora Fernanda Lima, atualmente gravidíssima, foi a madrinha da 23ª Parada do Orgulho LGBTI+ – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Intersexos e outros – de São Paulo, realizada neste domingo, 23 de junho. O evento, que iniciou no fim da manhã, na Avenida Paulista, e foi até o início da noite, passando pela Rua da Consolação e chegando no vale do Anhangabaú, reuniu um público estimado em mais de três milhões de pessoas, segundo seus organizadores. Fernanda subiu ao palco como uma das inauguradoras desta edição, juntamente com a Drag Queen Tchaka. Em entrevista à GloboNews, Fernanda declarou:
é uma luta que não tem fim, é uma luta por respeito e dignidade”.
A Parada teve a participação de cantores como Karol Conka, Bia Ferreira, entre outros nomes nacionais. A internacional Spice Girl Mel C (Melanie Jayne Chisholm) também movimentou o dia subindo em um dos 19 trios elétricos e cantando vários hits do grupo, sucesso nos anos 1990. Também passou por lá o estilista Dudu Bertholini.
O tema deste ano foi os “50 anos de Stonewall”, um confronto ocorrido em 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, na cidade de Nova York, onde o estabelecimento foi multado. A legislação na época proibia a venda de bebidas alcoólicas a homossexuais, além de não permitir que os homens vestissem menos do que três peças de roupas tipicamente masculinas. O conflito virou um marco para o ativismo pelos direitos da comunidade LGBT, hoje chamada de LGBTI+.
A Parada do Orgulho LGBTI + é marcada por manifestações contra a homofobia e por direitos iguais, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Além disso, o evento também comemora o orgulho e a cultura de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e outros.
23ª Parada do Orgulho LGBTI+ de São Paulo
Spice Girl Mel C na Parada LGBTI+ de São Paulo
Público reunido na Parada Gay de São Paulo