Equipe do filme “Pacarrete”: melhor longa brasileiro
Fotos: Edison Vara e Cleiton Thiele/ Pressphoto, e divulgação filme
O 47º Festival de Cinema de Gramado se encerrou no sábado, 24 de agosto, com a grande noite de premiação dos filmes vencedores. O longa-metragem brasileiro “Pacarrete”, dirigido por Allan Deberton, levou nada mais nada menos do que oito kikitos, incluindo o de melhor filme.
Exibida na sessão de 20 de agosto, no Palácio dos Festivais, ao seu final a produção cearense foi ovacionada e aplaudida de pé pelos espectadores do filme. Pacarrete, que dá nome à obra, interpretada por Marcélia Cartaxo, que também arrebatou o prêmio de melhor atriz, é uma professora de dança aposentada, que vive em Russas, no interior do Ceará. Rigorosa e ranzinza, ela vive limpando a calçada e brigando com quem passa por ela. Seu grande sonho é estrelar um balé para a população local na grande comemoração de 200 anos da cidade. Para isso, ela manda confeccionar uma nova roupa de bailarina ao mesmo tempo em que tenta convencer a prefeitura de seu show. Entretanto, a falta de interesse da população em geral por espetáculos do tipo logo se torna um grande oponente.
O título venceu ainda como: melhor filme do júri popular, melhor direção, melhor roteiro, melhor atriz coadjuvante, melhor ator coadjuvante e melhor desenho de som.
Já entre os longas estrangeiros, o melhor filme ficou com “El Despertar de Las Hormigas”, da Costa Rica; e “Apneia” levou para casa o kikito de melhor curta-metragem brasileiro. A categoria de longas gaúchos, que pela primeira vez participou da mostra competitiva, teve como vencedor “Raia 4”, dirigido por Emiliano Cunha.
Allan Deberton – diretor de “Pacarrete”
Marcélia Cartaxo – melhor atriz em “Pacarrete”
Emiliano Cunha – diretor de “Raia 4”
HOMENAGENS
Durante o evento, não faltaram momentos de alegria e emoção. Na exibição da sessão especial de “Legalidade”, de Zeca Brito, a homenagem foi para o ator gaúcho Leonardo Machado, falecido em 28 de setembro de 2018, aos 42 anos em razão de um câncer. Ele, além de protagonista da produção interpretando Leonel Brizola, foi por oito anos apresentador do Festival de Cinema de Gramado, partilhando com o público seu talento na telona em inúmeras obras.
Outra oportunidade de grande comemoração foi a iniciativa do Instituto Estadual de Cinema (Iecine-RS) de condecorar os atores Tiago Lacerda, Murilo Rosa e Fernando Alves Pinto como embaixadores do cinema gaúcho. Já os artistas Lázaro Ramos, Carla Camurati e Leonardo Sbaraglia foram agraciados com os troféus Oscarito, Eduardo Abelin e Kikito de Cristal, respectivamente.
Na cerimônia de encerramento, ainda foi anunciada a curadoria do Festival de Cinema de Gramado para o ano que vem. Além de renovada a parceria com o jornalista Marcos Santuario, Pedro Bial e Soledad Villamil são os novos curadores.
Homenagem ao ator Leonardo Machado
Anúncio de condecoração “Embaixadores do Cinema Gaúcho”
Lázaro Ramos – ganhador do Troféu Oscarito